quinta-feira, 24 de setembro de 2009

7ª SÉRIE: REVISÃO IV DE GEOGRAFIA

Queremos agora dar dicas para você direcionar seu estudo antes da prova. Queremos indicar que você estudo bem sobre o processo de industrialização do continente, observando tanto os aspectos histórico, bem como identificando a distribuição regional destas indústrias por todo o continente. Pensamos bem e vamos dar algumas dicas:

1. EUA e CANADÁ apresentam um parque industrial bem complexo, diversificado e altamente tecnológico. Sabemos que o Canadá apresentou uma industrialização tardia, pós-primeira guerra, contudo, mesmo com sua dependência da economia dos EUA, a indústria canadense se desenvolveu.

2. A América Latina apresenta uma industrialização precária ou inexistente, a excessão estão no Brasil, México e Argentina, países de industrialização tardia. Destes três o mais consolidade no processo de industrialização é o Brasil. O México é muito dependente dos EUA, mas ao contrário do Canadá não consegue produzir grandes tecnologias que o diferencie do Brasil e Argentina.

3. Na América Latina, é muito forte a presença das indústrias multi-nacionais. Em geral estas empresas monopolizam as economias de diversos país, em vários setores, a exemplo, a NESTLÉ.

Prof. Assis Leão

Nenhum comentário: