sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ciências 5ª

Influenza A (H1N1): O vírus da gripe suína não é um ‘ato anônimo da natureza’. Entrevista com Mike Davis.
Para o professor de história na Universidade da Califórnia Mike Davis, autor de “O Monstro Bate à Nossa Porta - A Ameaça Global da Gripe Aviária” (ed. Record, trad. Ryta Vinagre, 256 págs., R$ 39), o vírus causador da gripe suína não é “um ato anônimo da natureza”.
De Tijuana, no México, Davis argumenta que o risco de pandemia aumenta com a deterioração dos serviços de saúde pública, o agro capitalismo e os mecanismos de controle da indústria farmacêutica mundial.
A entrevista é de Euclides Santos Mendes e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, 03-05-2009.
Eis alguns trechos da entrevista.
* A gripe suína pode ser considerada uma tragédia sanitária e também ambiental?
Como o epicentro do ataque do vírus se localiza em uma vila pobre perto de uma grande propriedade norte-americana de criação de porcos no Estado de Veracruz no México, torna-se óbvio que isso a gripe suína é mais como Bhopal cidade indiana onde, em 1984, vazamento de gases letais da fábrica de agrotóxicos Union Carbide matou milhares de pessoas] do que algum ato anônimo da natureza.
* O senhor concorda com as críticas do filósofo Peter Singer, que tem atacado a massificação de rebanhos para consumo por levarem os animais a desenvolver estresse e doenças?
A revolução da indústria de rebanhos ocorrida nos últimos 20 anos tem sido um desastre planetário: desloca milhões de pequenos agricultores e rancheiros, enquanto acelera a evolução de novos e mais perigosos elementos causadores de doenças.
Faça seu comentário, de acordo com as regras
Respeitamos o direito de opinião e expressão, mas, em contrapartida, os leitores e as leitoras devem se identificar corretamente.
Profª Gustavo

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso q dizer q eu estou vendo "tuuudooo" q está no blog
Recado:para o prof. Gustavo
Ass:Thalya