segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ciências - 5ª séries

Desmatamento acelerado - Professor Gustavo

A Mata Atlântica possui 1,361 espécies de vertebrados e mais de 20.000 espécies de plantas
Um estudo da organização ambientalista Conservation International (CI) coloca a Mata Atlântica entre os cinco primeiros colocados na lista dos Hot Spots, áreas de alta biodiversidade mais ameaçadas do planeta e prioritárias para ações urgentes de conservação.
O motivo é o desmatamento - e a conseqüente perda de habitat - ainda acelerado e fora do controle dos órgãos públicos responsáveis. Desde 1988, a Constituição Federal declara a Mata Atlântica patrimônio nacional e, em 1993, através do decreto 750, definiu-se legalmente o domínio da Mata Atlântica e a proteção aos remanescentes florestais e matas em regeneração. Mas o decreto 750 deveria ser transformado em lei complementar para consolidar a proteção federal à Mata Atlântica. Enquanto isso não acontece, os estados definem suas próprias regras, nem sempre capazes de conter o desmatamento.

O desmatamento da Mata Atlântica tem o ritmo de um campo de futebel a cada quatro minutos
O monitoramento desse ecossistema realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Socioambiental (ISA), mostrou que, somente entre 1990 e 1995, mais de meio milhão de hectares de florestas foram destruídos em nove estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que concentram aproximadamente 90% do resta da Mata Atlântica no país.
Esse valor é equivalente a mais de 714 mil campos de futebol eliminados do mapa em apenas cinco anos, a uma velocidade de um campo de futebol derrubado a cada quatro minutos. Uma destruição proporcionalmente três vezes maior do que a verificada na Amazônia no mesmo período. Somando-se esses números aos do estudo anterior, referente ao período 85-90, chega-se à cifra de 11% de Mata Atlântica destruída em dez anos, provocando uma queda de 8,8% para 7,3% na estimativa de mata primária e secundária em estágio avançado de regeneração, remanescente em todo o país.
Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário: