sábado, 21 de março de 2009

Revisão de Geografia 7ª Série!!!

Gente, existem várias formas de regionalizar o estudo da Geografia. Nesta unidade, trabalhamos alguns tipos, entre eles: a divisão entre formas de sociais e econômicas (Capitalismo e o Socialismo); pelo nível de desenvolvimento; através da divisão norte e sul; e de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Bem pessoal, vou trabalhar aqui o conceito de divisão entre as formas sociais e econômicas. Como falamos na última postagem, podemos entender o mundo a partir de seus sistemas econômicos e sociais, no caso, o capitalismo e o socialismo. O primeiro é um sistema regulado pela economia dem mercado, onde consumidores e empresas decidem os destinos da produção e do consumo, através da lei da oferta e da procura. Já no sistema socialista, tudo é planejado pelo Estado, ou seja, a economia é planificada (planejada).
O IDH é um índice mais novo, mas é muito importante para regionalizar e serve de base para planejar intervenços dos Estados e ONGs em questões sociais como a fome, a educação, saúde... Este índice considera em sua composição: o PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização.
Veja mais:

Nenhum comentário: