sábado, 21 de março de 2009

Revisão de Geografia 7ª Série !!!

Oi pessoal, vamos começar nossa revisão? Pois bem, o primeiro tema a ser tratado são as características do Sistema Capitalista e Socialista. Vamos abordar primeiramente as características do Capitalismo:

O sistema capitalista é caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, ou seja, neste sistema os meios de produção são de um pessoa e esta disponibiliza os bens produzidos mediante pagamento, quer seja em dinheiro ou troca (escambo) de produtos. Outra característica muito interessante, é a economia de mercado. Esta economia de mercado é a relação entre as empresas e consumidores, regulada pela lei do oferta e demanda, pelos consumidores e empresas. Nesta perspectiva, as empresas capitalistas decidem o que, onde, quando e como produzir e distribuir as mercadorias. Outro ponto que não pode ser desconsiderado é a concorrência entre as empresas. Estas tentam diblar através da constituição de monopólios, oligopólios, cartéis, trustes e holdings.
O trabalho assalariado também é outra característica marcante deste sistema. Os trabalhadores vem sua força de trabalho, através do número de horas ou tarefas disponibilizados aos empregadores. Este tipo de relação de trabalho pode ser de dois tipos: com carteira assinada e como autônomo. No Brasil, a maior parte dos trabalhodes trabalham como autônomo. Só que em economias subdesenvolvidas, a maioria das relações de trabalho nem são com carteira assinada e muito menos autônomo, são informais, ou seja, não tem nenhuma garantia e muito menos direito à aposentadoria. O lucro é outra caracteristica, sendo a mais importante do sistema.
Pesquise mais em;
E o Sistema Socialista?
Bem, são características deste sistema a estatização, a economia planificada, o pleno emprego e a relação social. A estatização é quando todas as propriedades produtivas pertencem ao Estado. A economia planificada ocorre quando o Estado decide como, onde, quando produzir. O pleno emprego é quando o Estado assumi o papel direto de colocar a maior parte possível da população ativa trabalhando. Quanto a relação social, entende-se o esforço empreendido pelo Estado para eliminar as diferenças sociais entre as classes.
Pesquise mais:
Se liguem, qualquer dúvida entre em contato conosco... Valeu gente!!!

4 comentários:

B. disse...

prof. eu tenho uma duvida... gostaria de saber se meu pensamento está correto... bom o começo da gerra fria foi a disputa entre EUA e URSS...mas como acabou a gerra?... eu ñ sei se foi porque a URSS estava gastando dinheiro com os outros países em termos de proteção,tesouro e entre outros, mas com estes gastos a URSS ñ consiguiu acompanhar os países captalistas em termo de desenvolvimento...está certo meu pensamento?...se está por favor o que aconteceu depois disso? mudanças ocorreram para finalização da gerra fria?

Filmecoments disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filmecoments disse...

Outra coisa,
O que gerou e o que acabou a guerra fria?
e
por que que a concorrencia é benefica?

B. disse...

conceito de penestroika e glasnost.
vc poderia me dizer?